A Naturologia é uma graduação da área da saúde que estuda práticas e métodos naturais, tradicionais e modernos para o cuidado humano. O que se busca é expansão, manutenção e recuperação da saúde, bem como a melhoria da qualidade de vida e o equilíbrio do ser humano com o ambiente e com a sociedade em que vive.

O Bacharelado de Naturologia Aplicada é orientado pelas áreas de humanas, biológicas e da saúde, tendo como ideal abordar o indivíduo de maneira multidimensional, levando em consideração aspectos físicos, emocionais, mentais, sociais.

A proposta de intervenção é desenvolver e ampliar a auto-reflexão, o auto-conhecimento, o auto-cuidado. Para tanto, utiliza-se de uma abordagem de educação em saúde que desenvolve o entendimento da co-responsabilidade do indivíduo frente à sua saúde integral.

Com relação à prática terapêutica, o Naturólogo formado utiliza como instrumento de intervenção os conhecimentos técnicos das Práticas Integrativas e Complementares: massoterapia, cromoterapia, hidroterapia, reflexoterapia, irisdiagnose, florais, fitoterapia, aromaterapia, musicoterapia, arteterapia, geoterapia. Baseia-se ainda em princípios norteadores das medicinais tradicionais na avaliação e tratamento do interagente: natureza como força mediadora, a constituição e singularidade do indivíduo e o entendimento energético que permeia a compreensão da dinâmica vital e da morfologia humana.

O Naturólogo possui uma visão ampliada do processo saúde/doença, considerando o indivíduo tratado como “interagente”, e não paciente, pois este participa ativamente do processo de cura. Este profissional trabalha com uma perspectiva do cuidado humanizado, da escuta acolhedora, do desenvolvimento do vínculo terapêutico e preconiza a autonomia do sujeito.

Este entendimento expandido da naturologia possibilita trabalhar na promoção de saúde individual e coletiva a partir de uma visão integrada que preconiza multidimensionalidade do homem.

A Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) foi pioneira em oferecer o Bacharelado em Naturologia Aplicada no Brasil. O Curso teve início há 12 anos, e é 4 estrelas pela avaliação do Guia do Estudante.

Saiba mais sobre a Naturologia: http://naturologiaunisul.wordpress.com/

*Guest Blogger: Prof. Fernando Hellmann é naturólogo, mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal de Santa Catarina e vice-coordenador do Curso de Naturologia Aplicada da Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL.