Com a chegada das temperaturas mais frias, prevenir a gripe é fundamental para estar preparado para o inverno. O uso de medicamentos homeopáticos tem sido uma opção eficaz e indicada por especialistas. Utilizar esse tipo de medicação é a melhor estratégia para evitar a doença, pois favorece o sistema imunológico como um todo, sem o incômodo dos efeitos colaterais.

A medicina preventiva tem trazido os melhores resultados para os especialistas. Atuando não só nos sintomas, mas nas causas da gripe, o medicamento homeopático proporciona uma melhor resposta do organismo em relação ao vírus. Além disso, o tratamento homeopático estimula o corpo a reagir contra os seus desequilíbrios.

A prevenção da gripe é fundamental principalmente em bebês prematuros ou ainda em fase de amamentação, idosos, portadores de doenças crônicas e imunodeprimidos, pois são os que correm maiores riscos de complicações de ordem respiratória. A gripe, na grande maioria das vezes, é benigna e autolimitada, porém, em crianças e idosos, há uma maior prevalência de otite, sinusite, pneumonia, bronquite e, em casos graves, até encefalite.

Ademais do uso de medicamentos homeopáticos, a prevenção da gripe também está associada a hábitos saudáveis. As orientações médicas também envolvem lavar sempre as mãos, evitar compartilhar copos, talheres, toalhas e objetos de uso pessoal, atenção à alimentação, bem como a qualidade do sono, prática de exercícios físicos regulares, tomar sol com moderação, evitar cigarros, não utilizar drogas e evitar aglomerações durante períodos de epidemia.

A homeopatia também é uma boa opção para aqueles que não podem tomar vacina da gripe. De acordo com o Ministério da Saúde, pessoas com alergia à proteína do ovo e ao timerosal, portadores de doenças neurológicas em atividade e indivíduos que tiveram Síndrome de Guillain Barré não devem utilizar a vacina de gripe. Quando prescritos por profissionais competentes, os medicamentos homeopáticos podem ser utilizados com muita segurança.

Guest Blogger: Dra. Geisa Quental, médica pediatra e homeopata da Associação Paulista de Homeopatia (APH).