missitalia012Miss Itália é a vitrine mais representativa da beleza italiana. Todos os anos seleciona e revela ao grande público jovens mulheres que são um precioso mix de elegância, fascínio e feminilidade. Há vinte anos sou o médico oficial do concurso , na qualidade de especialista em Medicina do Esporte e Ciência da Alimentação. De um lado, meu ofício é aperfeiçoar a postura (utilizo um método que idealizei, o Taylored Postural Pulcini’s Therapy – TPPT), o modo de andar e, em geral, a elegância das participantes. De outro, cuido da dieta, luxações, contusões ou distensões que poderiam prejudicar suas performances no palco.

Mais este ano, Patrizia Mirigliani, organizadora do concurso, me pediu que eu explicasse às concorrentes finalistas os pequenos segredos para comer de forma otimizada, levando em consideração o grande desempenho psico-físico requerido para a preparação da final. O objetivo é que as jovens se apresentem aos refletores nas suas mais perfeitas formas.

As candidatas poderão escolher a cada dia, no almoço e no jantar, iguarias preparadas e combinadas com os princípios da Alimentação Funcional, segundo o qual os alimentos são escolhidos e utilizados conforme o modo como funcionam no organismo. De fato, se escolhemos uma guarnição para um especial tipo de carne, ou o cozimento mais adequado para um peixe, a refeição se torna uma perfeita combinação de alimentos que, todos juntos, trabalham para satisfazer as exigências do corpo, da saúde, da beleza e da mente.

As concorrentes têm acesso a essas informações à mesa, no verdadeiro sentido da palavra, graças aos folhetos distribuídos diretamente nas salas de almoço, enquanto os temas mais relevantes serão discutidos nos breves encontros formativos organizados durante a permanência em Jesolo (Miss Itália no Mundo) e Salsomaggiore.

A alimentação funcional é, antes de tudo, educação do alimento: não criminaliza as calorias, não repudia as gorduras, nem impõe regimes dietéticos punitivos, porque a comida não é um inimigo do peso mas, ao contrário, se bem utilizado, é o instrumento que, em primeiro lugar, melhora o metabolismo, estimula o bem estar, evita o acúmulo de gorduras e garante o justo equilíbrio nutricional. O maior exemplo entre todos é a liberação do azeite de oliva extra-virgem como tempero cru, porque é um ótimo antioxidante; e também alguma fritura, porque ajuda o fígado e o intestino. Outra regra de ouro é cozinhar utilizando matérias primas frescas, se possível, de proveniência controlada ou biológica, cozimento adequado, subdividindo os alimentos durante o dia de modo apropriado.

A primeira refeição é uma alimentação rica que dá partida no metabolismo. É sempre à base de alimentos vivos, completos e pouco trabalhados: leite fresco inteiro, pão caseiro fresco, manteiga, geléia para quem prefere doce, ou talvez presunto cru, ovos, e também uma possível, simples e saborosa torrada.

Proteínas e carboidratos estão presentes no almoço e no jantar, sempre considerando a necessidade e os hábitos alimentares de cada jovem. Um elemento inovativo é representado pela presença constante de massa no jantar: a sua função sedativa para o sistema nervoso, de fato, o faz mais adequado para a refeição da noite, enquanto no almoço pode dar uma ligeira sonolência, não se adaptando às ocupações vespertinas. Além disso, as gorduras queimam mais rápido sob a chama dos açúcares, conforme uma lei científica da bioquímica. Quem deseja perder a celulite, não pode desprezar os açúcares complexos como o pão e as massas, melhor se integrais.

No almoço, ao contrário, via livre para a carne, o peixe, verdura e fruta, pois excitam a atividade da tiróide e assegura a justa energia no momento mais crítico do dia.

Uma fatia de pão caseiro fresco, está sempre à disposição por sua ótima digeribilidade e para evitar o inchaço abdominal causado pela presença do fermento. Beber para reidratar-se: é essa, enfim, a sugestão mais importante durante todo o dia, escolhendo sobretudo água óligo-mineral alcalina.

Seja no café-da-manha, almoço ou jantar, à mesa das candidatas a Miss Itália, a saúde e o bem estar são os protagonistas com refeições estudadas, de uma parte, para estimular todas as funções orgânicas e, de outra, para não exigir muito do sistema nervoso, colocado à dura prova do estresse da final.

Esta é minha contribuição para o serviço do concurso, para um bem estar exterior e interior, pois a beleza inicia antes de tudo a partir de uma sã e consciente relação consigo mesma e com a mesa, onde é preciso combinar o gosto pessoal e a balança, sem o risco de patologias difusas como a anorexia e a bulimia.

GUEST BLOGGER: Dr. Ivo Pulcini, especialista em Cardiologia, Medicina do Esporte e da Alimentação. Dirige em Roma a clínica Sanitars, especializada em técnicas e terapias para o bem estar e beleza.

Para saber mais: http://www.sanitars.eu