83822504Na minha visão de médica, percebo o quanto a internet tem revolucionado as relações humanas em diversos sentidos, especialmente em relação à comunicação. O conhecimento ganhou um formato mais democrático. Para saber mais sobre determinado assunto, basta o interesse e o acesso à rede mundial de computadores. Claro que nesse mar de informações, achamos uma quantidade infinita de dados incompletos, de caráter duvidoso e provindos de fontes nem sempre confiáveis. No entanto, também é possível encontrar um conjunto de opiniões e documentos emanados de profissionais sérios.

Há tempos tenho percebido o quanto mulheres e casais chegam mais preparados ao consultório. Seja nas dúvidas, que estão cada vez mais ricas e detalhadas, seja no conhecimento a respeito dos procedimentos médicos, como no caso da reprodução assistida, que é minha especialidade. É evidente o embasamento teórico que os paciente vêm adquirindo. E por que isso acontece? Eu diria que é justamente a oportunidade de pesquisa que a internet permitiu. Se antes, para ter acesso a uma informação tínhamos que ir à biblioteca, hoje podemos encontrá-la dentro de casa, online.

Assim, o paciente se torna um estudante. Da mesma maneira, passa a não se contentar só com as indicações e receitas do médico: quer saber o por que de cada passo do tratamento. Muitos dos casais que me procuram já chegam ao consultório com uma boa idéia de como será todo o processo. Além de manifestarem intimidade com o assunto, exigem o melhor que o profissional tem a lhes oferecer. Para mim, isso é fundamental na relação médico-paciente, que tem apresentado, desde então, uma maior interação e cumplicidade.

O surgimento dos blogs veio movimentar ainda mais esta imensa máquina. Para nós médicos, houve um ganho enorme, pois ele facilita a publicação de conteúdo na rede e, especialmente a troca com nosso público-alvo. Mas a principal vantagem, a meu ver, é para o internauta. Agora, ele tem a chance de encontrar com mais facilidade informações respaldadas por profissionais renomados, especialmente sobre saúde.

Pensando na saúde da mulher, mais especificamente, lancei com outros colegas da área, o blog Espaço Saúde da Mulher. Acreditamos que esse é um espaço de educação e prestação de serviço que deve ser ocupado pelos médicos. Com ele, podemos trazer para o meio digital esclarecimentos e debates importantes, que complementam nosso trabalho no consultório. Esperamos que esse seja o começo de uma relação frutífera, intermediada pela tecnologia.

GUEST BLOGGER: Dra. Maria Cecília Erthal, ginecologista e obstetra, especialista em reprodução humana assistida e vídeo-endoscopia ginecológica. É diretora-médica do Centro de Fertilidade Rede D’Or e chefe do setor de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Barra D’Or, no Rio de Janeiro.
Para saber mais: www.espacosaudedamulher.com.br