Tenho estado muito interessada nas iniciativas de alguns cientistas que falam cada vez mais alto sobre a necessidade de uma medicina voltada para a saúde e não para a doença. Alguns rumores chegam aos jornais trazendo notícias sobre a importância do poder regenerador do próprio corpo humano, tudo levando à conscientização que cada um de nós (e não o sistema) é responsável pela própria saúde. Indícios levam a crer que medidas econômicas e não invasivas podem fazer verdadeiros milagres. Já escrevi sobre o poder curativo da leitura e da escrita. Custo mínimo e benefícios garantidos! Agora, um estudo realizado na Inglaterra volta a falar dos livros como dieta emagrecedora. Fabulous!!!

A pesquisa considerou um grupo de adolescentes e indicou a leitura de um romance com conceitos voltados para a boa alimentação e estilo de vida. Além de nutrir a mente, a boa leitura se revelou um válido exercício para reduzir o índice de massa corpórea. O grupo era formado por meninas entre 9 e 13 anos e o livro ministrado foi Lake Rescue [O resgate do lago, sem trad. para o português], de Annie Bryant. A aventura foi retocada pelos médicos para enfatizar os bons exemplos e isso teria sido determinante na redução do índice de massa corpórea (IMC). As meninas que não leram o romance tiveram o IMC aumentado.

Esses resultados foram apresentados no encontro anual da Obesity Society em Fênix, Arizona. Diversamente dos video-games e da TV, um bom livro se demonstra válido do ponto de vista físico para combater o sedentarismo, que continua a fazer vítimas entre os jovens de todo o mundo com o aumento da obesidade. As mensagens sobre estilos de vida saudáveis, escondidas nas entrelinhas das páginas do livro, alcançaram seu objetivo muito mais e melhor do que uma dieta do tipo impositiva e restritiva.

A Câmara Brasileira do Livro e as Feiras internacionais precisam estar atentas ao fato de que nem só de Paulo Coelho vivem os mercados. Talvez médicos e escritores pudessem falar mais sobre as alternativas à disposição. Depois, é só esperar pelo melhor!