No próximo dia 18 de junho, o Centro de Dor do Hospital 9 de Julho realizará um mutirão para diagnóstico da Neuralgia do Nervo Trigêmeo, doença conhecida pela gravidade da dor que é capaz de causar. Os casos diagnosticados passarão por triagem, e os que forem mais críticos receberão tratamento cirúrgico gratuito. A iniciativa é o resultado da parceria do Hospital com empresas de produtos médicos e profissionais do Centro.

Para quem não sabe, a Neuralgia do Trigêmeo tem como sintoma dor aguda e intensa, de curta duração, caracterizada principalmente por sensação de choque elétrico ou espasmo muscular facial e localizada na distribuição dos ramos para a mandíbula, no maxilar e na região acima do olho.

As mulheres são ligeiramente mais sensíveis ao problema do que os homens, especialmente após os 50 anos. Como os portadores do distúrbio, durante uma crise, não conseguem falar, comer, escovar os dentes e, algumas vezes, nem mesmo pentear os cabelos, trata-se de um mal que afeta a qualidade de vida. Essa é a razão por que há risco de suicídio em casos extremos não tratados.

Embora estudos científicos investiguem suas causas, ainda não são claros os motivos de seu desencadeamento. Assim, o tratamento é medicamentoso e visa aliviar a dor. Há ainda a possibilidade de intervenção cirúrgica, cujo sucesso beneficia 98% dos pacientes. Uma das técnicas cirúrgicas mais indicadas, seja por seus resultados, seja por sua segurança e menor índice de efeitos colaterais, é a cirurgia de Compressão com Balão do Gânglio de Gasser. Minimamente invasiva, ela tem duração média de 1 a 10 minutos, e o paciente pode observar os resultados já no momento imediato à sua finalização.

O neurocirurgião Cláudio Fernandes Corrêa, especialista com o maior número de casuística brasileira para essa prática, explica que os incidência da doença é relativamente baixa, isto é, cerca de 4 a 5 casos anuais para 100 mil pessoas.  Entretanto, ressalta que o diagnóstico não é fácil: “Mais de 90% dos pacientes levam anos para chegar a um diagnóstico, e passam por diversos especialistas, e até chegam a perder todos os dentes. Isso por completa falta de informações corretas”.

Outros procedimentos possíveis são a radiocirurgia, a lesão térmica provocada pela radiofrequência, a neurólise com glicerol e a microcirurgia descompressiva.

Os interessados no atendimento do dia 18/6 deverão inscrever-se por telefone nos números (11) 3539.9901 e 3539.9902.

As vagas são limitadas.

Para inscrição online, clique em:

Diagnóstico Gratuito da Neuralgia do Trigêmeo
Data: 18/6/2011 – Entre 9 e 17h
Local: Centro de Dor do Hospital 9 de Julho – Av. Peixoto Gomide, 613 – 8 andar.
Telefones de inscrição: (11) 3539.9901 e 3539.9902

About these ads