damianaO nome científico diz tudo: turnera diffusa var aphrodisiaca, vulgarmente chamada damiana ou chá-mexicano. Trata-se de uma planta conhecida por suas propriedades úteis à sexualidade masculina e feminina. Originária da América Central e Meridional, a damiana é usada como afrodisíaco e na prevenção do tratamento de distúrbios sexuais. É eficaz nas disfunções eréteis (até nos casos de ansiedade de desempenho), na frigidez feminina e na queda do desejo sexual em ambos os sexos.

A parte da planta utilizada são as folhas, ricas em moléculas como resinas, taninos, flavonóides , mas na realidade essa planta representa um caso em que a atividade estimulante sexual parece se deve mais à combinação de todas suas propriedades do que aos princípios ativos separados.

A capacidade de melhorar a performance sexual já foi confirmada por algumas pesquisas científicas: nos homens, a damiana agem estimulando o sistema nervoso parassimpático que governa a ereção.

A planta é considerada também um importante tônico, útil em muitos sintomas do estresse crônico como o cansaço e a depressão ou nas mudanças de humor em geral. Mas quando se verificam todas essas condições, isto é, desequilíbrios na esfera sexual como impotência e diminuição da libido, efeitos comuns do exaurimento físico causado pelo estresse, a damiana é a escolha mais indicada.

E atenção às contra-indicações e aos possíveis efeitos colaterais: essa planta pode causar nervosismo, irritabilidade, insônia (principalmente se consumida à noite), e é também desaconselhada nos casos de hipertensão e arritmia cardíaca. As interações da damiana com outros medicamentos ainda foram observadas.

GUEST BLOGGER: Luca Avoledo, Doutor em Ciências Naturais, naturopata, iridólogo e especialista em ecologia do corpo, nutrição e saúde natural. Para saber mais:

http://www.studiodinaturopatia.it/prima.html

http://guide.supereva.it/naturopatia

About these ads